Dicas leitura
Pneus industriais para empilhadeiras e máquinas em geral de alta qualidade
Pneus para terraplenagem a solução para impulsionar a produtividade e o rendimento
Pneus agrícolas de alta qualidade e maior durabilidade
Linha completa de pneus de passeio, SUVs e Utilitários
Pneus de Motos. Uma grande variedade de produtos
Linha completa de pneus de carga de alta qualidade
O que significa a marcação na lateral do pneu?
Todo pneu apresenta nos seus flancos uma grande quantidade de
informações: muitas são representadas por códigos devido ao limitado
espaço disponível, e outras poderão estar em inglês por exigências de
exportação devido as normas de outros países.
Quando o pneu deve ser tirado de uso?
Através
da Resolução 558/80, de 15 de abril de 1980, o Conselho Nacional de
Trânsito (CONTRAM) estabeleceu em seu art 4º que fica proibido a
circulação de veículo automotor equipado com pneus cujo desgaste da
banda de rodagem tenha atingido os indicadores ou cuja profundidade
remanescente da banda de rodagem seja inferior a 1,6mm.
Sendo
assim, todos os pneus para automóveis, caminhoneta, caminhonetes e
ônibus, são dotados de 4 a 8 fileiras transversais de indicadores de
discagem de banda de rodagem (saliência no fundo do desenho), espaçadas
com uniformidades através da circunferência do pneu, que permite
verificar quando o pneu atingiu o nível de desgaste da banda de
rodagem, ou seja, 1,6mm de profundidade remanescente. Nos pontos
onde localizam esses indicadores existem na região do ombro da rodagem
as siglas T.W.I (Tread Wear Indicators).
Os pneus com menos
de 1,6mm de resíduo de desenho de banda de rodagem deixam muito a
desejar em termos de aderência, principalmente em piso molhado e por
essa razão devem ser substituídos por outros novos para a continuidade
do rodar com segurança.
Em caso de duvida procure um Revendedor Oficial Morecap para que ele faça uma verificação gratuita dos seus pneus.
Como identificar a data de produção de um pneu?
A grande maioria das marcas de pneus novos utilizam a marcação feita na
fabricação do produto, que é o controle de DOT (matrícula semanal).
As informações são compostas por letras, números e símbolos, conforme segue exemplo:
DOT (até ano 1999)
XL 23 9 <
XL é a Identificação da fábrica (ex: Campinas)
23 é a Identificação da semana do ano em que o pneu foi produzido
9 é a Identificação do ano de Produção = ano de 1999
< é a Identificação da década de produção.
DOT (ano 2000 em diante)
XK 31 00
XK é a Identificação de fábrica (ex: Santo André)
31 é a Identificação da semana do ano em que o pneu foi produzido
00 é a Identificação do ano de Produção = ano 2000
P.S:
o triângulo (<) indica pneus produzidos na década de 90. A década
de produção 2000-2009 não deve possuir símbolo para identificação.
Posso utilizar modelos de pneus diferentes no mesmo eixo?
Os
pneus montados no mesmo eixo devem ser de modelos e medidas iguais de
modo a garantir a perfeita performance do veículo.
Qual a diferença do pneu radial e o pneu convencional?
A diferença entre o pneu radial e convencional está principalmente na carcaça.
O
pneu diagonal, também chamado de convencional, possui uma carcaça
constituída de lonas têxteis cruzadas uma em relação a outra.
No pneu radial, a carcaça é constituída de uma ou mais lonas cujos cordonéis estão paralelos e no sentido radial.
Esta estrutura é estabilizada pelas cinturas sob a banda de rodagem.
Categorias
Últimas Notícias
-
Sudeste Renovadora…
Sudeste Renovadora de Pneus completa 5 anos…
-
Grupo Morecap em…
Grupo Morecap em confraternizaçãoTodas as…
-
Fenatran 2019
Diretoria e Gestores do Grupo Morecap marcaram…