Dicas leitura
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Envelhecimento dos Pneus
O pneu envelhece se não for utilizado ou se for utilizado poucas vezes.
A superfície e a lateral quebrando, o que ás vezes acontece junto com a
deformação da carcaça, é uma evidência do envelhecimento. Pneus
antigos e envelhecidos devem ser verificados por um especialista, para
que ele determine se os pneus podem continuar ou não sendo usados. Os
pneus feitos para veículos como trailers, que ficam parados por longos
períodos, tem a tendência de envelhecer e romper de maneira mais
rápida, em comparação de pneus usados com muita frequência. Em tais
circunstâncias é necessário deixar o trailer elevado com cavaletes de
modo a evitar a deformação dos pneus.
É necessária a
atenção aos pneus reservas (estepe), que podem estar velhos, e se isso
acontecer, eles devem ser substituídos o mais rápido possível.
Rendimento Quilométrico
Quando usados com frequência os pneus ficam sujeitos ao desgaste
natural, causado pelo atrito durante a rodagem na estrada. O tempo de
duração de um pneu depende do carro, do tipo de superfície sobre o qual
se dirige, do estilo de direção e outros fatores de importí¢ncia
semelhante, entre eles está um tipo de composto usado, por exemplo.
Importante
salientar a necessidade da manutenção periódica do veículo,
analisando alinhamento de direção, balanceamento de rodas, folgas na
suspenção, etc. De modo a garantir a maior durabilidade dos pneus.
Procure um revendedor Morecap mais próximo, para obter informações adicionais sobre a manutenção do seu veículo.
Pressão dos Pneus
Os pneus são os únicos
pontos de contato entre seu carro e a estrada. A pressão de calibragem
é um fator extremamente importante, que afeta a segurança na direção, a
quilometragem e o consumo de combustível. Tanto uma calibragem abaixo
do ideal quanto uma acima, podem afetar de forma negativa o nível de
desempenho do seu pneu: portanto é importante sempre manter a pressão
correta no seu veículo.
Os 10 mandamentos da manutenção preventiva
- As pressões devem ser verificadas regularmente em pneu frios (incluindo o de reserva - estepe). Nunca reduza a pressão do ar enquanto os pneus estiverem quentes, pois é normal que ela cresça além das pressíµes frias.
- Os pneus devem ser substituídos quando suas superfícies demostrarem sinais de desgaste, mesmo que o desgaste seja somente parcial (ex: desgaste irregular)
- Verifique o carro periodicamente e/ou os impactos do desgaste anormal
- Faça o balanceamento dos pneus periodicamente, ou quando ocorrer vibração
- Quando ocorrer impactos ou furos, verifique também a parte interna do pneu
- Nunca estacione sobre locais com óleo, solvente, etc., pois eles podem causar danos aos pneus
- Cumpra o código de velocidade e o índice de carga
- Os pneus radiais (mesmo os novos) devem sempre ser montados nos eixos traseiro, a instalação deve estar sempre completa e correta
- O estilo e a velocidade de direção afetam diretamente a vida do pneu
- Faça uma verificação geral de condições do pneus regularmente através do seu consultor do Grupo Morecap.
Com que frequência devo verificar a pressão dos pneus?
As
verificações de pressão devem ser feitas a cada duas semanas, usando
um medidor preciso, incluindo também o pneu reserva (estepe).
Em quais condições a pressão deve ser verificada?
A
pressão dos pneus devem ser verificadas quando os pneus estiverem
frios. Os aumentos de pressão durante a circulação dos veículos as
vezes excedem os 20%. Isso é normal e previsto quando os pneus são
projetados.
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