A preservação do meio ambiente sempre foi um desafio para o mercado automotivo. Isso porque o segmento é um grande extrator de recursos, além de gerar resíduos que causam prejuízos à natureza, principalmente pelo descarte de pneus.
O setor tem se dedicado a desenvolver técnicas que finalmente pudessem alinhar sustentabilidade com a oferta de produção necessária para abastecer a cadeia de transportes. E a reforma de pneus tem sido um grande aliada na preservação do meio ambiente.
Mas, antes de mais nada, é preciso compreender quais impactos os pneus causam no meio ambiente.
A chamada “recapagem” (reforma de pneus) começou a ser praticada com o objetivo de prolongar a vida útil dos pneus.
Neste tipo de reforma, é empregado apenas 20% do material necessário para fazer um pneu novo, proporcionando a mesma durabilidade do original, ou seja, custo menor e a qualidade sendo praticamente a mesma.
Para a produção de pneus novos, existe uma demanda média de 57 litros de petróleo, e a emissão de cerca de 26 kg de CO₂ na atmosfera. Já para reforma do mesmo pneu e com desempenho semelhante, a necessidade é apenas de 25% da matéria-prima, e diminuição da emissão de CO₂ na mesma proporção.
Além disso, ela é feita através de energia limpa, ou seja, não gera nenhum tipo de efluente e torna todos os seus resíduos recicláveis, diferente do descarte de um pneu novo.
Pneus descartados de maneira incorreta podem contribuir para o agravamento de enchentes, entupimento de bueiros, proliferação de doenças, como dengue, malária e febre amarela. Além disso, contribui para a contaminação do solo e infeccionar pessoas e animais, que se alimentam de recursos naturais.
Existem várias ações que podem ser implementadas para que, a longo prazo, não tenhamos um desequilíbrio na natureza. A reforma de pneus é uma das principais medidas que podemos incentivar, visto que, nos próximos anos, devemos observar um crescimento de 30% dessa atividade, diminuindo cada vez mais a geração de resíduos (carcaças de pneus) atirados no meio ambiente, cuja a decomposição pode chegar até 900 anos
Sobre a MORECAP
O grupo iniciou seus trabalhos no ano de 1993 com a fundação da Morecap Renovadora de Pneus em Mogi Mirim – SP, com muitos anos de trabalho sério e esforço o resultado foi imensamente positivo, tornando-se especialista no que faz e se superando a cada dia.
Saiba mais clicando aqui!