Dicas leitura
Pneus industriais para empilhadeiras e máquinas em geral de alta qualidade
Pneus para terraplenagem a solução para impulsionar a produtividade e o rendimento
Pneus agrícolas de alta qualidade e maior durabilidade
Linha completa de pneus de passeio, SUVs e Utilitários
Pneus de Motos. Uma grande variedade de produtos
Linha completa de pneus de carga de alta qualidade
Por que pneus podem ter três ou quatro sulcos? Entenda as diferenças!
Dimensões, planos, pneus ou modelo. A que detalhes você presta mais atenção ao procurar um pneu para o seu carro? Sim, esses detalhes são todos válidos e merecem atenção, mas você já reparou que alguns pneus possuem três sulcos e outros quatro?
No mercado automotivo, é possível encontrar essas diferenças no número de sulcos entre os diversos modelos de pneus. Não existe uma resposta exata entre os especialistas sobre quantos sulcos um pneu deve ter. Portanto, encontramos pneus com 1 ou até doze sulcos, mas é mais comum encontrar o mesmo modelo de pneu com 3, 4, 5, 6 e 8 sulcos, essa quantidade de números depende do tamanho da banda de rodagem do pneu. Quanto maior a largura do piso, mais sulcos o pneu tem.
Mas, o que são e para que servem esses sulcos?
Os sulcos do pneu, são as ranhuras desenhadas no pneu, e funcionam como "canais" para escoar a água, permitindo a passagem eficaz do ar, proporcionando mais aderência ao pneu na estrada.
Por isso, na hora de comprar pneus para o seu carro, preste atenção na quantidade de sulcos do pneu. Isso porque, quanto mais sulcos o pneu tiver, pode afetar a produtividade de potência do veículo. É importante lembrar que quanto mais ranhuras, melhor será a função das ranhuras. No entanto, isso não acontece automaticamente. Como resultado, o pneu se desgasta mais rápido e também gera mais ruído. Com isso em mente, é importante analisar a funcionalidade de cada pneu para que você compre bem o produto em suas condições e circunstâncias.
Sulcos de pneus
A ranhura localizada na direção tangencial da banda de rodagem serve principalmente para evitar a aquaplanagem. Normalmente, essas ranhuras têm uma profundidade mínima de 3 mm. Com essa medida, o pneu consegue escoar água adequadamente.
Ao desenvolver um pneu, os especialistas consideram diversos fatores: condições da pista, condições do veículo, design e material. Nesse sentido, os pneus direcionais destinados ao uso em estradas molhadas ou com neve apresentam um sulco central profundo que drena a água com outros sulcos laterais angulados.
Os modelos tradicionais, usados diariamente, têm apenas 3 ou 4 slots. Além disso, os pneus de alto desempenho possuem sulcos contínuos.
Os modelos Off-Road possuem slots divididos em seções. Eles também têm modelos ranhurados com desenhos cortados para uso em rodovias e ruas da cidade. Outros modelos de pneu, por exemplo, da Continental, também possuem 3 ou 4 sulcos em sua composição.
165, 175 e 185: 3 sulcos
195: 3 ou 4 sulcos
205: 4 sulcos
Últimas Notícias
-
Segurança para…
Os playgrounds são espaços mágicos onde…
-
Recapoços + Morecap
Prezados Clientes e Parceiros,É com grande…
-
Dicas de vendas…
Dicas de vendas para autocenters: acelere…