logo logo

Menu

Dicas leitura

Pneus industriais para empilhadeiras e máquinas em geral de alta qualidade

Pneus para terraplenagem a solução para impulsionar a produtividade e o rendimento

Pneus agrícolas de alta qualidade e maior durabilidade

Linha completa de pneus de passeio, SUVs e Utilitários

Pneus de Motos. Uma grande variedade de produtos

Linha completa de pneus de carga de alta qualidade

Por que pneus podem ter três ou quatro sulcos? Entenda as diferenças!

Responsive image
13/02/2023 12:00 Geral

Dimensões, planos, pneus ou modelo. A que detalhes você presta mais atenção ao procurar um pneu para o seu carro? Sim, esses detalhes são todos válidos e merecem atenção, mas você já reparou que alguns pneus possuem três sulcos e outros quatro?


No mercado automotivo, é possível encontrar essas diferenças no número de sulcos entre os diversos modelos de pneus. Não existe uma resposta exata entre os especialistas sobre quantos sulcos um pneu deve ter. Portanto, encontramos pneus com 1 ou até doze sulcos, mas é mais comum encontrar o mesmo modelo de pneu com 3, 4, 5, 6 e 8 sulcos, essa quantidade de números depende do tamanho da banda de rodagem do pneu. Quanto maior a largura do piso, mais sulcos o pneu tem.


Mas, o que são e para que servem esses sulcos?


Os sulcos do pneu, são as ranhuras desenhadas no pneu, e funcionam como "canais" para escoar a água, permitindo a passagem eficaz do ar, proporcionando mais aderência ao pneu na estrada.


Por isso, na hora de comprar pneus para o seu carro, preste atenção na quantidade de sulcos do pneu. Isso porque, quanto mais sulcos o pneu tiver, pode afetar a produtividade de potência do veículo. É importante lembrar que quanto mais ranhuras, melhor será a função das ranhuras. No entanto, isso não acontece automaticamente. Como resultado, o pneu se desgasta mais rápido e também gera mais ruído. Com isso em mente, é importante analisar a funcionalidade de cada pneu para que você compre bem o produto em suas condições e circunstâncias.


Sulcos de pneus

A ranhura localizada na direção tangencial da banda de rodagem serve principalmente para evitar a aquaplanagem. Normalmente, essas ranhuras têm uma profundidade mínima de 3 mm. Com essa medida, o pneu consegue escoar água adequadamente.


Ao desenvolver um pneu, os especialistas consideram diversos fatores: condições da pista, condições do veículo, design e material. Nesse sentido, os pneus direcionais destinados ao uso em estradas molhadas ou com neve apresentam um sulco central profundo que drena a água com outros sulcos laterais angulados.


Os modelos tradicionais, usados diariamente, têm apenas 3 ou 4 slots. Além disso, os pneus de alto desempenho possuem sulcos contínuos.


Os modelos Off-Road possuem slots divididos em seções. Eles também têm modelos ranhurados com desenhos cortados para uso em rodovias e ruas da cidade. Outros modelos de pneu, por exemplo, da Continental, também possuem 3 ou 4 sulcos em sua composição.


165, 175 e 185: 3 sulcos

195: 3 ou 4 sulcos

205: 4 sulcos



Últimas Notícias

Unidades de negócio