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O que significa a marcação na lateral do pneu?

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21/09/2018 12:00 Geral

Todo pneu apresenta nos seus flancos uma grande quantidade de informações: muitas são representadas por códigos devido ao limitado espaço disponí­vel, e outras poderão estar em inglês por exigências de exportação devido as normas de outros paí­ses.
Quando o pneu deve ser tirado de uso?
Através da Resolução 558/80, de 15 de abril de 1980, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAM) estabeleceu em seu art 4º que fica proibido a circulação de veí­culo automotor equipado com pneus cujo desgaste da banda de rodagem tenha atingido os indicadores ou cuja profundidade remanescente da banda de rodagem seja inferior a 1,6mm.
Sendo assim, todos os pneus para automóveis, caminhoneta, caminhonetes e ônibus, são dotados de 4 a 8 fileiras transversais de indicadores de discagem de banda de rodagem (saliência no fundo do desenho), espaçadas com uniformidades através da circunferência do pneu, que permite verificar quando o pneu atingiu o ní­vel de desgaste da banda de rodagem, ou seja, 1,6mm de profundidade remanescente. Nos pontos onde localizam esses indicadores existem na região do ombro da rodagem as siglas T.W.I (Tread Wear Indicators).
Os pneus com menos de 1,6mm  de resí­duo de desenho de banda de rodagem deixam muito a desejar em termos de aderência, principalmente em piso molhado e por essa razão devem ser substituí­dos por outros novos para a continuidade do rodar com segurança.

Em caso de duvida procure um Revendedor Oficial Morecap para que ele faça uma verificação gratuita dos seus pneus.


Como identificar a data de produção de um pneu?
A grande maioria das marcas de pneus novos utilizam a marcação feita na fabricação do produto, que é o controle de  DOT (matrí­cula semanal).
As informações são compostas por letras, números e sí­mbolos, conforme segue exemplo:

DOT (até ano 1999)
XL 23 9 <
XL é a Identificação da fábrica (ex: Campinas)
23 é a Identificação da semana do ano em que o pneu foi produzido
9 é a  Identificação do ano de Produção = ano de 1999
< é a  Identificação da década de produção.

DOT  (ano 2000 em diante)
XK 31 00
XK é a Identificação de fábrica (ex: Santo André)
31 é a  Identificação da semana do ano em que o pneu foi produzido
00 é a  Identificação do ano de Produção = ano 2000  

 P.S: o triângulo (<) indica pneus produzidos na década de 90. A década de produção 2000-2009 não deve possuir sí­mbolo para identificação.


Posso utilizar modelos de pneus diferentes no mesmo eixo?
Os pneus montados no mesmo eixo devem ser de modelos e medidas iguais de modo a garantir a perfeita performance do veí­culo.


Qual a diferença do pneu radial e o pneu convencional?
A diferença entre o pneu radial e convencional está principalmente na carcaça.
O pneu diagonal, também chamado de convencional, possui uma carcaça constituí­da de lonas têxteis cruzadas uma em relação a outra.
No pneu radial, a carcaça é constituí­da de uma ou mais lonas cujos cordonéis estão paralelos e no sentido radial.
Esta estrutura é estabilizada pelas cinturas sob a banda de rodagem.



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