Dicas leitura
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Fatores que influenciam a quilometragem dos pneus
A quilometragem total do pneu depende de fatores como: forma de
condução e manutenção do veículo, condições do piso e a escolha certa
do pneu para o tipo de aplicação. Para se obter dos pneus os melhores
resultados em termos de aderência, duração e segurança é fundamental
que eles sejam adequadamente utilizados. Seguem algumas recomendações:
Pressão de calibragem
A pressão de calibragem deve ser
aquela indicada pelo fabricante do veículo. O seu controle deve ser
feito pelo menos uma vez na semana, com os pneus sempre frios porque os
mesmo se aquecem durante o rodar e o calor provoca o aumento de
pressão inicial. Utilizar nessa operação um calibrador devidamente
aferido e não esquecer o estepe.
A pressão correta proporciona
ao pneu um apoio perfeito no solo e desta forma a rodagem apresenta um
desgaste normal. Quando a pressão é insuficiente, o pneu tende a se
apoiar mais nas laterais da rodagem e estas se desgastam
prematuramente. Além disso o flexionamento do pneu torna-se muito
acentuado, contribuindo para o aumento do calor, o que prejudica a
estrutura do pneu. Quando a pressão é excessiva, o pneu apoia-se na
faixa centra da banda de rodagem, a qual sofre um desgaste mais rápido e
o conforto do veículo é prejudicado.
Influências das Estradas e a Maneira de Dirigir
O tipo de pavimento das estradas tem influência direta na durabilidade
dos pneus. Quanto mais abrasivo é o piso e quanto mais precária é a
situação da estrada, menor tende a ser a quilometragem do pneu. O
traçado da estrada por sua vez, também influi no rendimento. Assim,
estradas com muitas curvas, desníveis, subidas e decidas, solicitam
muito mais o pneus ao efeito do arrastamento, freadas e aceleradas,
reduzindo consequentemente sua vida útil. Por essas razões é
fundamental dirigir com regularidade e manter velocidades compatíveis
com cada tipo de estrada. Paralelamente deve ser evitado os impactos
violentos contra buracos e obstáculos, bem como roçamento contra meio
fio, que podem causar avarias graves a carcaça do pneu (quebra de
cordéis e bolhas).
Inspeções Periódicas e Rodízios
Periodicamente
é muito importante realizar a inspeção dos pneus, verificando a
uniformidade do consumo e se não existe avarias no flanco e na banda de
rodagem que exijam reparos nos pneus ou até mesmo sua retirada de uso.
A presença de desgastes irregulares ou o surgimento de vibrações
são fatores que determinam a necessidade de um novo alinhamento e
balanceamento de rodas. Por outro lado os pneus montados num mesmo
veículo podem com o uso apresentar na banda de rodagem um consumo
irregular devido as condições do veículo, como por exemplo: suspenção,
amortecedores, distribuição de carga, variação das curvaturas das
estradas, tipo de percurso etc. Algumas dessas irregularidades podem ser
resolvidas através de trocas sistemáticas das posições das rodas dos
veículos para automóveis, caminhonetas, utilitários, caminhonetes ou
ônibus, recomendado em média para cada 5.000 km.
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